Produtos

Listone Pisos

Os Pisos Listone aliam a tradicional beleza da madeira a modernos métodos de produção de pisos engenheirados, garantindo a sua durabilidade e resistência, permitindo obter uma rica variedade de produtos com o melhor aproveitamento da matéria-prima.

Por que escolher madeira de verdade?​

A madeira é um material feito pela natureza de acordo com as regras da natureza.​

Em comparação com muitas outras matérias-primas – como pedra, metal ou depósitos de combustíveis fósseis – a madeira é um recurso potencialmente inesgotável porque cresce totalmente alimentada pelos raios do sol e pelos nutrientes da chuva. A madeira tem um ciclo de vida lento, mas é completamente ecológica e continuamente renovável se a floresta em que cresce for cuidadosamente administrada.​

As árvores podem absorver níveis mais altos de dióxido de carbono e, mais importante, retê-lo. Tudo isso de forma muito mais eficiente do que as madeiras deixadas à própria sorte. Uma floresta cultivada de acordo com as regras do bom manejo, à medida que cresce, não só fornece um suprimento constante de madeira – um material verdadeiramente único, tão versátil quanto bonito – mas também desempenha um papel vital na preservação da qualidade do ar que respiramos, regula o equilíbrio hidrogeológico do solo e protege a paisagem.

A madeira manejada dessa maneira não cria nenhum dano ambiental.

Qual tipo de piso escolher?

Existem tantos tipos diferentes de pisos de madeira no mercado hoje – diferentes dimensões, tipos de madeira e acabamentos – que podem ser muito desorientadores. É de vital importância não se deixar guiar apenas por critérios estéticos. O pavimento em madeira é naturalmente procurado pela sua beleza e pela sensação de bem-estar que transmite. 

Mas nunca se esqueça de que é um componente técnico importante da sua casa e fatores como estabilidade dimensional, espessura total disponível e resistência térmica desempenham um papel importante. É por isso que você deve fazer uma distinção séria entre o assoalho tradicional e o assoalho engenheirado.

Maciço

Cada tábua de piso maciço nada mais é do que uma tira de madeira maciça, privada de qualquer tratamento que possa servir para aumentar a sua estabilidade.

O que é uma vantagem em um móvel antigo, por exemplo, é uma limitação tecnológica para pisos de madeira, onde a madeira é sinônimo de tensão e movimento. Isto torna o piso maciço de madeira sensível às mudanças de umidade e, portanto, sujeito a empenamentos. E conforme o tamanho da prancha aumenta, essa reação tende a se acentuar.

O risco vai de rachaduras até descolamento, em casos mais extremos. 

Engenheirado

O piso de madeira engenheirado também é 100% de madeira. Trata-se, no entanto, de um produto mais complexo em termos de construção, sendo cada componente especialmente concebido para desempenhar uma função específica. 

Deixamos a madeira nobre, a parte mais atraente da peça, exposta como a camada superior. A camada abaixo, um compensado naval, existe para fornecer estabilidade e equilíbrio ao piso. 

O piso engenheirado não é apenas melhor em termos de estabilidade dimensional e resistência às variações de umidade, mas também permite pranchas maiores e de igual espessura. Isso beneficia tanto a aparência quanto o desempenho técnico do piso.

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades.
pt_BR